Alunos do Externato de Penafirme dormiram na escola

Ensino | Externato de Penafirme

Os alunos do Externato de Penafirme, em Torres Vedras, juntaram-se aos protestos dos últimos dias contra o corte no financiamento das escolas privadas com contrato de associação.

Cerca de 30 estudantes acamparam em plena escola, ali passando toda a noite, desde o final das aulas da tarde.

A Renascença foi ao colégio e testemunhou a existência de tendas espalhadas pelo ginásio e ouviu a garantia de Ana Francisco, aluna do nono ano, de que, até ao início das aulas, não arredariam pé dali.

O protesto começou com mais de meia centena de estudantes à porta do colégio, durante a tarde de quarta-feira. O mau tempo fê-los mudar para dentro das instalações. Com o cair da noite, alguns desistiram e foram para casa, enquanto os que ficaram aproveitaram o tempo par discutir os problemas que a escola atravessa.
O Externato de Penafirme tem-se multiplicado em protestos, desde o encerramento por dois dias a cordões humanos e à noite agora passada na escola.

Os cortes no financiamento estão a ser notados desde Janeiro, com alterações de professores e eliminação de actividades extra-curriculares. Por isso, o colégio promete continuar a lutar.

O Externato de Penafirme dá aulas a alunos do quinto ao décimo segundo ano de escolaridade.

Pais entregam na AR duas petições

Os pais dos alunos do Colégio Rainha D. Leonor entregam hoje na Assembleia da República duas petições, com mais de dez mil assinaturas, a exigir a revisão dos cortes orçamentais.

“O assunto vai ser discutido no Parlamento [sexta-feira] e queremos sensibilizar os deputados para a necessidade de rever a portaria e os cortes orçamentais previstos para estas escolas”, disse à Lusa Paula Caiado, representante dos pais e encarregados de educação dos alunos do colégio.

O grupo constituído por três pais, um dos quais do externato de Arruda dos Vinhos, entregará ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, uma petição da iniciativa do colégio e outra do Movimento SOS, subscritas por mais de dez mil pessoas.

3 Responses to Alunos do Externato de Penafirme dormiram na escola

  1. Pingback: Tweets that mention Alunos do Externato de Penafirme dormiram na escola « Torres Vedras – online Weblog -- Topsy.com

  2. Pingback: Alunos do Externato de Penafirme dormiram na escola « Torres Vedras TV online Weblog

  3. Pingback: SOS Movimento Educação responde a incidentes de Torres Vedras « Torres Vedras TV online Weblog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: