O Externato de Penafirme mantém turmas no contrato de associação e pais em protesto

Externato de Penafirme

Escola onde começaram protestos mantém turmas no contrato de associação e pais em protesto. O Externato de Penafirme (Torres Vedras), onde começaram os protestos do ensino particular, vai manter todas as turmas no contrato de associação para 2011/2012, caso o Governo siga as recomendações do estudo divulgado quarta-feira.

O estudo encomendado pelo Ministério da Educação aponta para a manutenção do contrato de associação com o Externato de Penafirme com o mesmo número de turmas, 50 no ensino básico e 16 no ensino secundário.

“É uma boa notícia, mas a manutenção do contrato não nos resolve o problema, porque se mantém o corte no financiamento das turmas, o que não nos permite manter a qualidade pedagógica”, afirmou à agência Lusa António Guerreiro, da associação de pais, donde surgiu o Movimento Educação S.O.S.

De acordo com a direcção do externato, a instituição recebia 110 mil euros/turma por ano e em Janeiro passou a receber 90 mil euros. A partir de Setembro receberá apenas 80 mil euros.

“O Externato de Penafirme necessitaria de 97 mil euros e não vamos parar. Vamos continuar a lutar sobretudo pela transparência das contas no ensino estatal e particular”, disse.

O estudo encomendado pelo Ministério da Educação sobre a rede de colégios com financiamento público justifica a manutenção do contrato, uma vez que se estima que haja um aumento do número de alunos dos ensinos básicos e secundário no território abrangido pelo externato.

Por outro lado, a maioria dos alunos está sem alternativas, uma vez que as escolas públicas da região apresentam “taxas de ocupação elevada”. O diagnóstico sobre a rede de escolas com contrato de associação com o Estado foi feito pela Universidade de Coimbra a pedido do Governo.

O Externato de Penafirme possui 1800 alunos dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário, a maioria dos quais são provenientes das três freguesias do concelho de Torres Vedras mais próximas da escola.
Lusa

One Response to O Externato de Penafirme mantém turmas no contrato de associação e pais em protesto

  1. Pingback: Alunos do Externato de Penafirme dormiram na escola « Torres Vedras TV online Weblog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: