Movimento SOS Educação espera encerrar mais de 60 escolas hoje

Ensino | Movimento SOS Educação

Na quarta-feira fecharam cerca de vinte, mas hoje deverão fechar “mais do dobro” de escolas do ensino particular com contrato de associação, segundo disse à agência Lusa o porta-voz do Movimento SOS Educação.

O protesto “vai-se agigantar”, garantiu Luís Marinho, que prevê que, hoje, pais e encarregados de educação encerrem “mais de sessenta” estabelecimentos de ensino.

Luís Marinho assinalou que em cada escola cada associação de pais determinou
“em plenário o seu plano de ação” e a par do encerramento haverá ações simbólicas determinadas para cada estabelecimento de ensino, como “molduras humanas”.


Hoje, o movimento destaca três pontos focais do protesto: o colégio Calvão, em Ovar, o Externato Penafirme, em Torres Vedras – representando “cerca de quatro mil alunos” – e três colégios em Fátima.

O motivo do protesto é uma portaria da tutela que determina um financiamento de 80.080 euros por ano e por turma nas escolas com contrato de associação, verba inferior em cerca de dez mil euros ao reclamado pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).

Na terça-feira, a ministra da Educação, Isabel Alçada, garantiu que o Governo “não vai continuar a financiar privilégios nem lucros” de alguns dos 93 estabelecimentos de ensino com contrato de associação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: